17.5.14

Alcy Xavier no Largo das Artes



Biografia
Alcy Xavier (Paranaguá PR 1933). Pintor, desenhista, gravador e professor. Inicia seus estudos artísticos por volta de 1940, com o pai, Narciso Xavier, músico e escultor amador. Em 1947, estuda desenho e pintura no ateliê de Guido Viaro (1897 - 1971) e, três anos depois, gravura com Poty (1924 - 1998).



Iniciou seus estudos em artes plásticas, com ênfase em pintura a óleo, gravura e desenho, em 1946. Aventurou-se pelo expressionismo no início de sua carreira, passando pelo movimento cubista já na década de 50.


Aluno da primeira turma da Escola de Belas Artes do Paraná, abandona o curso após divergências com os professores acadêmicos. Atua como membro-fundador do Centro de Gravura do Paraná em 1954 e como membro da comissão julgadora do 16º Salão Paranaense de Belas Artes em 1959.

Além de ter quadros expostos em museus de Curitiba e participado de muitas exposições, o Alcy Xavier costuma escrever textos, talvez para justificar sua forma peculiar de pintar, que parte, segundo ele, dos impulsos abstratos para chegar ao figurativo. Esses textos, em geral escritos para suas mostras e divulgados via internet, evidenciam sua preocupação em estar atualizado na pesquisa. No texto, o qual chamou de Transcyber, ele aborda o tema Arte e Cibernética,2 demonstrando sua preocupação com vários temas atuais como robótica, interação homem-máquina, situações-limite, e outros temas.




Bibliografia
CAVALCANTI, Carlos; AYALA, Walmir, org. Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Apresentação de Maria Alice Barroso. Brasília: MEC/INL, 1973-1980. (Dicionários especializados, 5).
PINTURAS de Alcy Xavier. Apresentação de Adriano Colangelo. São Paulo: Galeria de Arte do SESI, 1986.
PONTUAL, Roberto, Arte, Brasil Hoje - 50 Anos Depois; Gaudi, 1973.

ZANINI, Walter, História Geral da Arte no Brasil, 2Vol., Instituto Moreira SA, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário